segunda-feira, 23 de maio de 2011

NA ÉPOCA DOS CASTELOS

Os níveis V matutino e vespertino, das educadoras Poliana e Gigliane, desfrutaram hoje de um baile medieval. Além de conhecerem um tempo histórico diferente do seu, os alunos dançaram e comeram de acordo com os hábitos e costumes da época.

Nesta unidade, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a diversidade de hábitos, os modos de vida e os costumes nos castelos.

Oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural, de aprender a conviver e respeitar as diferenças entre os povos, assim como de compreender o seu meio cultural e a si mesmos.

O tema proposto é significativo em si, por permitir um grande número de relações entre o nosso modo de vida e o de outra época.

É, também, significativo para as crianças, pois permite que elas coloquem à prova seus conhecimentos e avancem além do que já é sabido.

Ao longo desta unidade de trabalho, os alunos terão contato com informações que contextualizam o assunto, permitindo que:

estabeleçam comparações com o tempo atual,

conheçam melhor e valorizem a própria cultura,

criem e exercitem a competência comunicativa,

desenvolvam a responsabilidade e a capacidade de trabalhar em grupo,

integrando conhecimentos oriundos dos diferentes eixos organizadores.
Portanto, as atividades propostas nesta unidade, além do caráter lúdico, contemplam as dimensões imaginativas dos alunos, bem como a dimensão simbólica do conhecimento humano.
Essas atividades também são desafiadoras: promovem a ação mental das crianças e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções.
Os alunos, desde o início do trabalho na unidade, conhecerão e compartilharão o objetivo do estudo, que é conhecer um outro modo de vida, de pessoas que viveram há muito tempo, para comparar com o modo de vida atual.
Ao encaminhar o trabalho dessa forma, o professor permitirá que os alunos participem da sua organização, combinem e façam acordos para executar as tarefas.
















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