quinta-feira, 28 de julho de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

Foi apresentada ontem (27), articulada pela educadora Poliana e destinada aos educadores, coordenadoras pedagógicas e gestor do Conhecer, a seguinte vídeoconferência do Portal Positivo:

Vídeoconferência: Ensinar e aprender Matemática na Educação Infantil, sim! Mas, como?

Apresentação: Carla Cristina Tosato – Assessora de Educação Infantil

Programa: A importância da resolução de problemas e da investigação como ponto de partida para o trabalho com a Matemática na escola e a necessidade de valorizar e respeitar os procedimentos pessoais dos alunos e, por meio deles, favorecer a compreensão, a expressão e o uso da linguagem convencional da Matemática.

Foi feita a leitura compartilhada do texto 'Matemática para Educação Infantil' de Samuel de Sousa Santos.

"A Educação Infantil é um período extremamente fértil em relação à construção de novos conhecimentos, sejam eles sociais, afetivos ou cognitivos, sendo a criança dessa faixa etária capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta.
Assim, freqüentar uma classe de Educação Infantil significa, além da convivência entre pares, ter acesso a muitas oportunidades para a construção de novos conhecimentos, graças às ações que a criança exerce sobre o mundo real.
Dentre os conhecimentos que serão construídos nessa etapa da escolaridade, a Matemática ocupa um lugar de destaque. Numerosas pesquisas têm apontado a relevância do trabalho com essa disciplina para as crianças pequenas, especialmente no que diz respeito à construção do conceito de número, além das noções ligadas às grandezas e medidas, bem como espaço e forma.
A Matemática está presente em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo, dividir porções de lanche; distribuir materiais entre os colegas; calcular a distância entre sua posição e um alvo a ser atingido; pensar no trajeto mais curto para se deslocar de um lugar a outro.
A literatura tem demonstrado que, desde muito pequenas, as crianças já elaboram conhecimentos sobre Matemática, fato que vai ao encontro de nossas observações de crianças pequenas brincando, conversando, resolvendo situações-problema que se apresentam no dia-a-dia. O que fazer, por exemplo, quando há mais pessoas do que lugares à mesa? Onde se posicionar para que a bola acerte o cesto? Como dividir entre os amigos as balas?
Não parece acertado qualificar esse ramo de atividade como uma disciplina formalizada que deveria ser reservada aos anos seguintes da escolaridade, uma vez que, desde a Educação Infantil, as crianças já sabem muito sobre relações matemáticas, pois estão expostas todo tempo a esse gênero de conhecimento."









Um comentário:

  1. Hummm!!!! Gostei de ver... Todos atentos a tudo que estava acontecendo, vide, palestras etc.. É por este motivo que esta "Escola" tem o seu seguimento "Positivo, mais que "Positivo" mesmo.rsrs. Desculpem o trocadilho mais é a mais pura realidade viu? Todos vcs, professores, coordenadores, diretores, assistente, etc, etc. Enfim Parabéns a todos mesmo.

    ResponderExcluir