segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DIA DO FOLCLORE

E lá vai o Pererê! Hoje, é o Dia do Folclore, que é como é chamado o conjunto das tradições, lendas, canções e costumes populares de um país. Os provérbios, as crendices, os jogos e as poesias também fazem parte do folclore e inspiram vários escritores e artistas, como o Ziraldo - com seu personagem, o Pererê - e Monteiro Lobato, que reuniu muitos personagens do folclore brasileiro e de outros países, como a Cuca, o saci, o boitatá... O folclore é estudado de forma científica, pois traz informações e conhecimentos de cada povo. O bumba meu boi, o boi-bumbá, o carnaval, a folia de reis, as quadrilhas e várias danças populares fazem parte do folclore brasileiro.


HISTÓRICO
A palavra "folclore" foi criada a partir de dois termos do inglês: folk, que quer dizer "povo"; e lore, que significa "saber". Portanto, o folclore é o "saber do povo". É um conjunto de conhecimentos que não se sabe quem ensinou.

A origem do folclore brasileiro está ligada à formação do nosso povo. Assim, em quase todas as manifestações folclóricas, podemos encontrar a marca da cultura negra, indígena e européia.

Esses conhecimentos são transmitidos pelos pais, avós, amigos e, quando percebemos, aprendemos muitas coisas sem saber a sua origem.

São exemplos de folclore os mitos, as lendas, os artesanatos, as cantigas, as adivinhas, as danças, as superstições, as festas, as brincadeiras e a culinária.

LENDAS E MITOS
Surgiram da necessidade que os povos tinham de explicar e justificar fatos e acontecimentos que não compreendiam. Com características fantasiosas, impressionantes e surpreendentes, as lendas e os mitos foram o ponto de partida para o conhecimento científico.


FESTAS
As festas populares estão ligadas à religião e ao trabalho do povo. A cultura brasileira recebeu a contribuição de diversos povos, o que levou nossas festas populares a terem identidade própria, pois resultaram da mistura de diferentes histórias e costumes. Exemplos: Festa Junina, Bumba-meu-boi, Maracatu, Carnaval.

BRINCADEIRAS
Pedir cantinho, biloca, pau-de-sebo, esquilo sai da toca, cabra-cega.

CANTIGAS
Existe um grande número de cantigas e elas encantam jovens e idosos geração após geração. Exemplos: Atirei o pau no gato, Bela pastora, Cai, cai balão, O céu está escuro, O cravo brigou com a rosa, A canoa virou.

Fonte: Portal Positivo

Um comentário:

  1. Olha que interessante!!! Vivendo e aprendendo não é mesmo? Bom saber a história do Folclore interessante mesmo viu? Conhecendo um pouquinho do nosso folclore fica mais fácil enterder o seu significado e tradições. Tá í... Gostei!!!!!

    ResponderExcluir