quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CENÁRIO DA HISTÓRIA - NÍVEL V VESPERTINO

Seguindo as orientações do Material Didático Positivo, a educadora Gigliane levou  os educandos a  participaram de uma dinâmica muito divertida, entitulada Pedro e o Lobo, uma aventura que deve acontecer no plano do faz de conta.




Para que os alunos deem forma  a esse cenário, devem ser disponibilizados diferentes materiais e em quantidade adequada ao número de componentes da turma. Também deve ser pensada a melhor alternativa de espaço para realização dessa proposta.




Sugestões de Materias: caixas de papelão de diferentes tamanhos, almofadas, colchonetes, tecidos de tamanhos e texturas diversas, arcos, cordas e sucatas em geral.




A construção desse circuito motor deve ser realizada coletivamente, mais deverão ser feitas intervenções no sentido de produzir efeitos que levem as crianças a experimentarem diferentes movimentos motores que ampliem suas possibilidades de expressão e equilíbrio.


Cenário pronto, hora de começar a fazer parte desta história, ou seja, hora da fantasia!


História: Pedro e o Lobo


Esta uma das muitas histórias que vieram de longe (Rússia), contadas por Patrícia Waltacach. Os educandos do nível V vespertino encenaram a situação vivida por Pedro e seus amigos o pato, o gato e o passarinho.


A necessidade de "pular" em um lago (colchonetes colocados no chão) para escapar do lobo, e precisando nadar até a outra margem; a perseguição do lobo por um caminho sinuoso (delimitado por cordas e, nesse caso, todos necessitarão pisar somente sobre ela). Rastejar sorrateiramente entre o mato alto para não ser avistado pelo lobo.E deixar a imaginação criar movimentos associados ao mundo da fantasia.



E enfim capturar o lobo, que tantas vezes assustou Pedro e seus amigos! Ufa, essa aventura foi mesmo demais, a turminha fez realmente uma viagem magnífica ao mundo da fantasia. Parabéns a turma e a educadora por proporcionar momentos de pura diversão e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário