quinta-feira, 12 de abril de 2012

SAÚDE BUCAL NO CONHECER

Foi realizada, ontem (11/04), pela técnica de enfermagem Maria Izomar, a aplicação de flúor nos educandos do turno matutino. Esta ação faz parte do Projeto Saúde na Escola do Governo Federal. Houve envolvimento de todo corpo escolar entre eles direção, coordenação, educadores e educandos do Nível IV ao 9º ano.




A cárie acontece quando uma certa bactéria, muito chata por sinal, transforma os restos de alimentos que ingerimos, principalmente o açúcar, em ácidos prejudiciais aos dentes.

Essa bactéria fica grudadinha com muitas outras sobre os dentes e ao redor das gengivas, formando uma película chamada placa bacteriana.


Insistente e teimosa, essa placa se forma todos os dias. Os ácidos liberados pelas bactérias da placa atacam o esmalte dental (a parte branca), até causar um "buraco", a famosa cárie, em um processo chamado desmineralização.


Se não for tratada logo, a cárie começa a aumentar e a corroer o interior do dente, provocando dor. E não dá pra descuidar, porque as cáries atacam sem avisar.

Sabia que a dieta tem tudo a ver com a cárie? É bom comer alimentos ricos em fibras, como cenoura, aveia, maçã, pepino e verduras em geral.

Eles são verdadeiros desinfetantes, pois diminuem a acidez da boca, que também contribui para a cárie.

E agora a parte mais difícil: evitar comer muito chocolate, balas, doces e refrigerantes, ou seja, tudo que é rico em açúcar. Assim como a gente, os tais ácidos também adoram um docinho.


Os dentes não querem saber de moleza: eles também precisam de exercícios. É verdade!


Mas não precisa levá-los para a academia. A melhor ginástica para os dentes _ e também para as arcadas dentárias, onde eles estão confortavelmente instalados _ é mastigar alimentos duros, como maçã e cenoura crua.


Se até os dentes gostam de ginástica, por que você vai ficar nessa preguiça toda, enrolando na hora de escovar os dentes?











A escola agradece a visita e espera contar sempre com ações que venham beneficiar nossos educandos.

Um comentário:

  1. Que bacanaaa! Mas que bacaana mesmooo!!!!!!!!!! A escola toda entrou no clima da escovação de dentes, muito , mas muuuito bom mesmo amei. Esta iniciativa de vcs foi muito, mas muito FELIAZ mesmo, as crianças chegaram em casa falando da experiência. Embora já saibam como escovar os dentes "corretamente" chegaram com outra visão de como fazer isto (melhor é claro). Parabéns a toda equipe.

    ResponderExcluir