quinta-feira, 12 de julho de 2012

MUNDO MARINHO - NÍVEL V MATUTINO E VESPERTINO

Os educandos do Nível V matutino e vespertino tiveram uma palestra com a bióloga Leyla Barbalho sobre o mundo marinho.



Eles escutaram o barulho do mar na concha e aprenderam sobre diversos animais marinhos.



Com o seu interior semelhante a um labirinto em espiral, a concha funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito parecido com o barulho do mar. 



Na parte intermediária dos mares e oceanos, há menos luz solar. Por isso, nessa parte, há menos espécies de animais vivendo.



Movimento dos peixes: ao nadar, os peixes se movimentam em curvas, em forma de s. Alguns usam a cauda para ganhar impulso e outros usam as nadadeiras como se fossem remos.



Já o polvo se movimenta de maneira diferente. Quando eles querem ir de um lugar para outro, "expelem jatos de água de seu corpo em forma de saco, força que os impulsiona a grande velocidade".Quando elimina essa água do seu corpo, os tentáculos se esticam para trás.



Os educandos também conheceram os tubarões. Aprenderem que há diversos deles, como: o tubarão-leopardo, o tubarão-martelo e o tubarão-baleia.



A baleia jubarte migra das águas geladas dos polos até águas tropicais, onde permanece durante o inverno. Mede aproximadamente 12 metros e pesa até 30.000 quilos. Nada com muita graça e é a mais acrobata das grandes baleias.



O polvo, quando precisa se proteger dos predadores, lança um jato de tinta.















Nenhum comentário:

Postar um comentário