Os educandos dos 4º e 5º anos participaram do passeio 'Viajando com Cascudo' que fez parte do projeto 'Uma viagem ao mundo folclórico de Cascudo e fontes históricas do RN'. O objetivo desse projeto foi reconhecer a importância do folclorista Câmara Cascudo e as manifestações folclóricas que mostram a cultura do nosso povo, como também conhecer o contexto histórico do RN.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes.
Fundada em 1965,
se tornou a primeira base aérea de
foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol,
no município de Parnamirim. Nela se
concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. O
local foi escolhido pois é próximo do equador magnético;
aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico;
grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos
predominantemente favoráveis.
O maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte nomunicípio de Parnamirim, a doze
quilômetros ao sul de Natal, capital do
estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8500 m², com um perímetro de
aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5
toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.
O LUDOVICUS - Instituto Câmara Cascudo é uma associação civil, com objetivo de preservar, divulgar, gerenciar e capitalizar o patrimônio cultural de Luis da Câmara Cascudo. A casa onde Cascudo viveu grande parte de sua vida, sempre foi um endereço de referência da cultura do nosso estado. A casa foi construída na forma de um chalé, em 1900, pelo industrial Afonso Saraiva Maranhão. Hoje, apesar de algumas pequenas reformas, o prédio ainda guarda as suas feições originais. Em 17 de janeiro de 1947, Cascudo comprou o chalé da sua sogra Dona Maria Leopoldina Viana Freire pelo preço de 70.000 cruzeiros. Lá ele viveu até o fim de seus dias, em 1986, e para onde sempre voltava dizendo: "O melhor da viagem é estar de volta". Em 1990, ela foi tombada a nível estadual como forma de preservação e conservação histórica. Além de sua própria arquitetura a casa guarda coleções preciosas que Cascudo acumulou no decorrer de sua vida. Uma curiosidade muito peculiar da mesma são as paredes da biblioteca, que são repletas de autógrafos de inúmeros visitantes ilustres da casa tais como: Juscelino Kubitschek, Ary Barroso, Mário de Andrade, Luiz Gonzaga, Monteiro Lobato, e do compositor Heitor Villa-Lobos, que mandou a Cascudo sua fotografia com este autógrafo: "Uma boa testa para levar um Cascudo amigo", datado de 10/06/49.
O Centro de Turismo de Natal está
localizado na divisa do bairro de Petrópolis com o bairro da Ribeira, na cidade do Natal. Faz parte do Centro Histórico de Natal,
sendo um dos mais importantes e conhecidos prédios da capital. O prédio foi construído
por volta do século 19 inicialmente
sendo um abrigo para mendigos e um orfanato, posteriormente se tornou uma
cadeia pública e finalmente em 1976 o prédio foi reformado e virou o
centro de turismo da cidade. Hoje se encontram 38 lojas de artesanato local e
trabalhos manuais; cada loja ocupa uma das antigas celas da prisão, além de
dispor de um espaço para festas, lanchonete e restaurante, além do tradicional
"Forró com Turista" que
acontece à mais de vinte anos no local.
Fortaleza dos Reis Magos, é assim chamada em virtude do início de sua construção ter sido no dia 6 de Janeiro, data que se comemora o dia de Reis. Construído com cal e óleo de baleia em 1598 pelos portugueses, esse belo monumento foi responsável pela proteção da cidade do Natal naquela época. Localizada em um ponto estratégico, às margens do Rio Potengi e do Oceano Atlântico, esta Fortaleza já foi palco de grandes batalhas. O seu formato de estrela permitia que ele abrigasse canhões em suas cinco pontas, facilitando assim, se defender das ameaças que viessem de todas as direções. Atualmente, a fortaleza dos Reis Magos funciona como um museu, onde o turista tem acesso ao marco do descobrimento do Brasil, além de poder conferir também os alojamentos, as prisões, os canhões e uma capela com poço de água doce, que foram utilizados tempos atrás pelas forças portuguesas.
A 10 de fevereiro de 1987, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Fundação José Augusto, criou o MEMORIAL CÂMARA CASCUDO, com o objetivo de homenagear o historiador e folclorista, maior nome intelectual do Estado, reunindo em uma única instituição informações preciosas sobre a sua vida e a sua obra. O prédio que abriga o Memorial foi construído nas últimas décadas do século XVIII, para nele funcionar os serviços administrativos da Fazenda Real. Em 1875 o prédio foi reconstruído, abrigando, em 1922 a “Delegacia Fiscal”, já no período da República. Em 1946, surgiu a ideia de demolir o lugar, mas várias pessoas protestaram contra a demolição, inclusive Cascudo. Restaurado, foi ocupado em 1955 como sede do “Quartel General da 7a. R. M.”, em Natal, até 1977. O prédio, em estilo neoclássico, foi tombado a nível estadual em 24 de agosto de 1989, e foi palco de acontecimentos históricos de importância nacional, como o Movimento Republicano de 1817.
A primeira igreja de Natal, é hoje conhecida por Igreja do Galo, por causa de um galo de bronze que há em sua torre – doação do capitão-mor Caetano da Silva Sanches, governador da Capitania (1791-1800). Esta igreja é a mais rica do século XVIII. Foi construída em partes, a nave primeiro e a torre depois. Na opinião de Cascudo, “é a mais linda da Cidade." Está ocalizada na Rua Santo Antonio, 698, Cidade Alta, próximo a Igreja Matriz. Tombada no estado pela Portaria n º 110/83 – SEC/GS de 29/03/1983. Uma ala lateral da igreja abriga o Museu de Arte Sacra, com obras dos séculos XVIII a XX, pinturas, oratórios e demais indumentárias utilizadas em atos litúrgicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário