segunda-feira, 4 de março de 2013

4º ANO MATUTINO - ESTUDO GEOLÓGICO

Os educandos do 4º ano matutino, fizeram um estudo geológico: como se forma a Terra e quais as camadas que a compõe. Eles utilizaram massinha para formar o núcleo, manto e crosta, bem como analisar o que ocorre em cada parte.

Como se pode conhecer as camadas geológicas abaixo de nossos pés e outras estruturas localizadas no interior e no centro da Terra, situado a cerca de 6370 km de profundidade? Por meio de perfurações o homem tem acesso, direto, apenas, aos primeiros quilômetros. Daí, para baixo, são, principalmente, as ondas sísmicas, que revelam conhecimentos sobre o interior de nosso Planeta. O interior da Terra possui três principais camadas: a Crosta , uma fina casca que envolve todo o planeta, o Manto e o Núcleo que se subdivide em "núcleo externo" e "núcleo interno". Essas camadas foram descobertas pela análise da refração e da reflexão de ondas sísmicas.

 
Crosta

A camada mais externa e delgada da Terra é chamada Crosta, cuja espessura média varia de 7 a 35 km ao longo de uma seção cortando áreas continental e oceânica. Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura.


 Manto

A porção mais volumosa (80%) de todas as camadas internas é o Manto. Divide-se em Manto Superior e Manto Inferior. Situa-se logo abaixo da Crosta e estende-se até quase a metade do raio da Terra. A profundidade do contacto Manto-Núcleo (2.900 km) foi calculada pelo sismólogo Beno Gutenberg, em 1913. O Manto é grosseiramente homogêneo, formado essencialmente por rochas ultra-básicas e oferece as melhores condições para a propagação de ondas sísmicas recebendo a denominação de "janela telessísmica".

 

 Núcleo

Apesar de sua grande distância da superfície terrestre, o Núcleo também não escapa das investigações sismológicas. Sua existência foi sugerida pela primeira vez, em 1906, por R.D. Oldham, sismólogo britânico.

 Após o estudo e análise, em sala e no Portal Positivo, sobre vulcões e terremotos, os educandos construíram, juntos, um vulcão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário