Não pense que comer balas, doces, salgadinhos e sorvete de vez em quando vai causar um grande mal. É preciso entender que existem as horas e quantidades certas para ingerir esses alimentos. A maior preocupação dos nutricionistas, médicos, pais e responsáveis é a obesidade infantil. Você sabe o que é isso? É quando a criança tem o peso acima do normal. Isso causa muitos problemas para ela, como dificuldade para fazer exercícios, problemas no coração, muita gordura no sangue (chamado colesterol) e até preguiça, entre outros. Por isso, é importante conhecer o que você vai comer.
“Alimentos industrializados contêm muitas substâncias nocivas à saúde, e seu uso freqüente é prejudicial. Os alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes e doces, podem tirar o apetite e alimentam mal”. É melhor deixar para consumir esses alimentos apenas em finais de semanas, festas e em datas comemorativas ou em alguma ocasião especial.
Para entender melhor: quando ocorre um consumo exagerado de alimentos como doces e frituras na infância, o número de células do tecido gorduroso que está se formando pode aumentar. Assim, essa criança, provavelmente, será um adulto obeso, pois ficará muito difícil diminuir o número de células desse tecido.
Para não correr riscos, mais dicas para uma alimentação saudável:
- Prefira frutas e verduras; grelhados e cozidos; cereais, pães e biscoitos integrais;
- Coma devagar, mastigando bem os alimentos, e não faça as refeições vendo televisão;
- Sanduíches naturais, elaborados com alimentos pobres em gorduras, são permitidos;
- Diminua a quantidade de alimentos gordurosos e frituras;
- Faça atividade física regularmente, sob orientação médica;
- Beba bastante água - de 8 a 10 copos por dia;
- Varie os alimentos na hora de comer.
Dra Marcia Roque
Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário