HISTÓRIA
A celebração da Páscoa é muito antiga. No início, era a época em que se festejava o fim do inverno rigoroso e o início da primavera.
Hoje, para os judeus, a Páscoa (chamada de Pessach) é a festa em que se comemora a saída desse povo do Egito. Já os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.
Geralmente a Páscoa é comemorada em abril, mas como acontece 47 dias depois do carnaval, às vezes é celebrada em março.
SÍMBOLOS DA PÁSCOA
Coelho
Na Páscoa celebra-se o nascimento e a nova vida e por isso, o coelho, que se reproduz com muita facilidade, foi escolhido como um de seus principais símbolos, representando a fertilidade.
Segundo uma lenda, é o coelho da Páscoa que traz os ovos coloridos, enfeitados ou de chocolate para as crianças.
Ovo
O ovo é o mais antigo símbolo da vida. O costume de enfeitar ovos começou na Inglaterra e os ovos enfeitados eram de aves domésticas. No Brasil, principalmente no Paraná, encontra-se ainda a tradição ucraniana das pêssankys, que são ovos de galinha ou de ganso pintados com motivos religiosos ou que expressem desejos de saúde, felicidade, amor e fortuna.
Os primeiros ovos de Páscoa de chocolate apareceram no final do século XIX, na Inglaterra, e se tornaram um sucesso.
Hoje, durante a Páscoa, é bastante comum presentear amigos e parentes com ovos, barras ou bombons de chocolate.
Muito bonito vcs terem falado sobre a "Origem" verdadeira da PÁSCOA. Assim as crianças e porque não, nós adultos entenderemos melhor o significado deste dia e acabamos colocando em prática o que realmente é importante. Parabéns e que a Páscoa de todos vcs tenha sido exatamente no "sentido correto" do que Ela representa viu? Valeu.
ResponderExcluir