Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, antes de se tornar herói nacional, foi o líder de um dos vários movimentos de contestação ao poder metropolitano e revoltas que ocorreram durante o período colonial.
A Conjuração ou Inconfidência Mineira foi um movimento que pretendia se libertar da excessiva exploração econômica da Metrópole, Portugal, que se dava por meio da cobrança de impostos e da ameaça da derrama (arrecadação obrigatória e arbitrária de impostos para completar o valor mínimo exigido). Influenciados pelo sucesso da independência das Treze Colônias inglesas e das ideias iluministas, os inconfidentes vislumbraram a possibilidade de proclamar a independência da Capitania de Minas Gerais.
Denunciado antes de acontecer, o movimento foi duramente reprimido com sentenças que foram do exílio ao enforcamento do líder e caiu no esquecimento até a Proclamação da República.
Martírio de Tiradentes. Óleo sobre tela, de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo, 1893, 57 x 45 mm. Acervo: Museu Histórico Nacional/IBRAM/Ministério da Cultura. |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ realmente foi muito importante o movimento da "Inconfidência Mineira". E desejo que o povo brasileiro não deixe NUNCA que a MORTE de Tiradentes e tudo o que Ela representa e tudo o que Ele fez venha a ser em vão. E lutemos pelos nossos direitos.
ResponderExcluir