segunda-feira, 2 de maio de 2011

A HISTÓRIA DO DIA DO TRABALHO. 1° DE MAIO

Por volta de 1770, na Inglaterra, surgiram as primeiras indústrias.
O trabalho artesanal foi substituído pelas máquinas e, por isso, muitas pessoas ficaram desempregadas.
Era o início da Revolução Industrial, que em pouco tempo estendeu-se por toda a Europa e Estados Unidos. Além das novas técnicas de produção, surgiram novas formas de relação e organização entre a classe trabalhadora.
Durante muitos anos, os operários das fábricas da Europa e dos Estados Unidos sofreram com a falta de leis que garantissem os seus direitos, como a redução do horário de trabalho, descanso Os operários manifestavam o seu descontentamento contra os patrões promovendo greves e rebeliões. No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, um dos principais pólos industriais dos Estados Unidos, houve uma violenta manifestação de protesto e alguns operários foram presos e condenados à morte.

No ano de 1889, em memória dos operários que morreram, associações e sindicatos europeus e norte-americanos escolheram o dia 1º de maio para a classe trabalhadora manifestar suas reivindicações. A partir desse ano, essa data começou a ser comemorada em vários lugares do mundo como o Dia do Trabalhador. Em alguns países, as comemorações ocorrem em datas diferentes, como nos Estados Unidos, em que o feriado é celebrado na primeira segunda-feira de setembro.
semanal, férias e aposentadoria.

FONTE: http://www.educacional.com.br/alunos14/diadotrabalho/historia.asp





Um comentário:

  1. Olha que interessante!!! Eu sabia mais ou menos desta história e vejam só. Embora já "Aposentada" a mil anos,kkkk agora vim a saber dos fatos na Íntegra. Agora acabei de confirmar como é interessante, divertido e principalmente esclarecedor este "Blog", então que todos tenham a oportunidade de virem aqui e lerem as informações Nele contidas. Parabéns mais uma vez com toda sinceridade.

    ResponderExcluir