Os níveis V matutino e vespertino, das educadoras Poliana e Gigliane, desfrutaram hoje de um baile medieval. Além de conhecerem um tempo histórico diferente do seu, os alunos dançaram e comeram de acordo com os hábitos e costumes da época.
|
Nesta unidade, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a diversidade de hábitos, os modos de vida e os costumes nos castelos. |
|
Oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural, de aprender a conviver e respeitar as diferenças entre os povos, assim como de compreender o seu meio cultural e a si mesmos. |
|
O tema proposto é significativo em si, por permitir um grande número de relações entre o nosso modo de vida e o de outra época. |
|
É, também, significativo para as crianças, pois permite que elas coloquem à prova seus conhecimentos e avancem além do que já é sabido. |
|
Ao longo desta unidade de trabalho, os alunos terão contato com informações que contextualizam o assunto, permitindo que: |
|
estabeleçam comparações com o tempo atual, |
|
conheçam melhor e valorizem a própria cultura, |
|
criem e exercitem a competência comunicativa, |
|
desenvolvam a responsabilidade e a capacidade de trabalhar em grupo, |
|
integrando conhecimentos oriundos dos diferentes eixos organizadores. |
|
Portanto, as atividades propostas nesta unidade, além do caráter lúdico, contemplam as dimensões imaginativas dos alunos, bem como a dimensão simbólica do conhecimento humano. |
|
Essas atividades também são desafiadoras: promovem a ação mental das crianças e possibilitam diversidade de estratégias em suas produções. |
|
Os alunos, desde o início do trabalho na unidade, conhecerão e compartilharão o objetivo do estudo, que é conhecer um outro modo de vida, de pessoas que viveram há muito tempo, para comparar com o modo de vida atual. |
|
Ao encaminhar o trabalho dessa forma, o professor permitirá que os alunos participem da sua organização, combinem e façam acordos para executar as tarefas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário