"A dança é, sem dúvida, uma das maiores
catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito
educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e
brincadeiras. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica
social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões
repetitivos e modismos. Além disso, a dança, como processo
performativo, está ligada à estética e à plástica, podendo trabalhar não
apenas com o movimento, mas com sensações e sentimentos. Quem não se
emociona ao acompanhar um espetáculo de dança? Seja clássica — como o
balé —, popular — como a “dança de rua” — ou folclórica — como o
fandango, o forró e o baião —, a dança é um forte estímulo de
percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão são
capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea. Por meio da dança, o professor pode trabalhar vários conteúdos: A diferença entre gêneros, o domínio corporal e a ritmicidade, a diversidade cultural e os variados estilos. O importante é não temer a dança, pois ela
trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano,
como o condicionamento físico geral, a capacidade cardiorrespiratória, a
sociabilização, o equilíbrio, a destreza e a coordenação motora fina." A dança na escola - Ricardo Corrêa Cunha
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