Por Clodoaldo Barbosa – Gestor do Conhecer Educacional
Reproduzo abaixo alguns tópicos conclusivos do
artigo intitulado “Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem”,
publicada na revista gestão escolar, da Editora Abril.
Abaixo de cada tópico segue uma observação comparativa entre a educação tradicional e a visão de teóricos clássicos da psicologia cognitiva ou educacional.
O interessante é que a neurociência está
comprovando o que teóricos clássicos da psicologia cognitiva já afirmavam há
décadas.
O mais interessante ainda é que tais teóricos
são críticos da educação tradicional. Ou seja, a neurociência está confirmando,
por tabela, que a educação tradicional está ultrapassada. Entendam:
Emoção
“O professor, ao observar as emoções dos
estudantes, pode ter pistas de como o meio escolar os afeta: se está instigando
emocionalmente ou causando apatia por ser desestimulante. Dessa forma, consegue
reverter um quadro negativo, que não favorece a aprendizagem.”
Obs
1: Será que a escola tradicional se preocupa com os alunos desestimulados?
Alunos desestimulados geralmente dão trabalho em sala de aula. A alternativa
mais comum é colocar o aluno para fora da sala ou mesmo expulsá-lo do colégio.
O interessante mesmo seria criar estratégias para tornar o ambiente escolar
mais atrativo, mais dinâmico, mais emocionante.
Motivação
“A escola deve ser um espaço que motive e não
somente que se ocupe em transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o professor
precisa propor atividades que os alunos tenham condições de realizar e que
despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário levá-los a
enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas.”
Obs
2: Se você já estudou em escola tradicional então já sabe como é: o professor passa um questionário com 10
questões, os alunos devem responder em casa e trazer no dia seguinte. Quando
voltam o professor percebe que pouca gente respondeu. Então, ele responde no
quadro e marca o dia da prova. No final da aula ele ainda diz: “Estudem pelo
questionário, a prova vai ser tirada de lá”. No dia da prova os alunos estão com
o questionário espalhado pelo corpo, é a famosa cola. Ou isso, ou ainda se dão
ao trabalho de decorar as questões. A pergunta que fica é: Houve motivação para
aprender nesse processo? ...Mas é com essa lógica que a escola tradicional
funciona.
Atenção
“Falta de atenção não é sinônimo de indisciplina
ou de desinteresse por parte das crianças. Ela pode ser decorrente de um meio
desestimulante ou de situações inadequadas à aprendizagem. Para evitar isso, o
professor deve focar a interação entre ele, o saber e o aluno, refletindo sobre
as atividades propostas e modificando-as se necessário.”
Obs3:
Para despertar a atenção do aluno o professor deve focar a interação entre ele,
o saber e o aluno, refletindo sobre as atividades propostas e modificando-as se
necessário. O que significa isso? Simplesmente tornar o conteúdo palpável. É
provocar o aluno para colocar a mão na massa, a fazer suas próprias
descobertas, indagações, reflexões. Nesse sentido, é possível até desconstruir
o objeto de estudo daquela aula e reconstruir sob a ótica do aluno, provocando
nele o sentimento de autonomia e estimulando-o a pensar, perguntar, falar,
provocar e se superar. A pergunta que fica é: Será que na escola tradicional há
ambiente tão favorável para isso?
Plasticidade cerebral
“O aluno deve ser ativo em suas aprendizagens,
mas cabe ao professor propor, orientar e oferecer condições para que ele exerça
suas potencialidades. Para isso, deve conhecê-lo bem, assim como o contexto em
que vive e a relação dele com a natureza do tema a ser aprendido.”
Obs4:
O famoso pernambucano Paulo Freire, ícone da Educação no Brasil e no Mundo,
descreveu a educação tradicional como educação bancária. Por que bancária? Em
comparação a um banco onde se deposita dinheiro, o aluno, na educação tradicional
ou bancária, é concebido como alguém onde se deposita conteúdo. De modo inerte
ou passivo, o aluno se obriga a ficar calado, copiando do quadro e ouvindo o
professor falar. Quanto mais calado e mais copiar, melhor o aluno. A
neurociência reafirma o que os críticos da educação tradicional já diziam: o
cérebro é plástico, ou seja, ele se desenvolve ou atrofia na medida em que
recebe estímulos ou não. Na medida em que é desafiado ou não. A pergunta que
fica é: Será que os rituais da educação tradicional são desafiadores? São favoráveis ao estímulo cerebral? Por que será
que tantos adultos saem do ensino médio sem conseguir escrever um texto
relatando o seu dia?
Memória
“Aprender
não é só memorizar informações. É preciso saber relacioná-las, ressignificá-las
e refletir sobre elas. É tarefa do professor, então, apresentar bons pontos de
ancoragem, para que os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, e dar
condições para que o aluno construa sentido sobre o que está vendo em sala.”
Obs5: Memorizar não significa decorar. Nós memorizamos o que tem
significado. Quanto mais emoção e prazer no que está sendo feito, maior a
possibilidade de não esquecer aquele momento. Isso está diretamente relacionado
a um ambiente educativo prazeroso, lúdico, dinâmico, onde o educando tem vez e
voz, onde o educando concorda e discorda, debate e rebate, escreve e não copia,
cria e recria. Isso tudo diz respeito a ser ativo no processo de aprenidizagem.
E isso vai contra a educação tradicional.
É preciso ousar, criar alternativas, sair do tradicional. É preciso participar ativamente do processo de aprendizagem. É preciso o aluno participar do processo de construção da aprendizagem. É preciso ser construtivista.
É preciso ousar, criar alternativas, sair do tradicional. É preciso participar ativamente do processo de aprendizagem. É preciso o aluno participar do processo de construção da aprendizagem. É preciso ser construtivista.
Vivendo e aprendendo como eu sempre digo... Parabéns diretor e por que não dizer (Educador) Clodoaldo. Com esta explicação mais que esclarecedora e impecável não há nada mais a dizer-lhe senão muito obrigado pela oportunidade de sabermos como tudo isto funciona e pela admirável maneira simples porém minuciosa de nos deixar a par de tudo o que acontece no Colégio através do ensino aplicado, por vcs. Muito obrigada mesmo e parabéns (pra variar|),rsrs.
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