A educadora Ana Claudia (4° ano) levou seus educandos para uma aula diferente, onde todos estavam entusiasmados para conhecer os componentes do solo e nesta aula bem contagiante eles fizeram experiências com areia.
Você percebeu que só olhando o solo, não somos capazes de identificá-los? |
É necessário analisar outras características para poder conhecê-lo e, assim, saber de que forma podemos utilizá-lo. |
Então que tal conhecer melhor o solo onde você pisa? |
Eles observaram com cuidado o local de onde retiraram a amostra de solo, os tipos de plantas existentes, a cor da terra, se o solo esta seco, |
fofo, lamacento, quebradiço, etc., e registraram a conclusão a que eles chegaram, em seguida fizeram a coleta de duas amostras de solo desse local, da seguinte maneira: |
Amostra I:Coletaram um pouco do solo da superfície, inclusive folhas secas e gravetos, se houver; |
Amostra 2: Cavaram, com a colher, até mais ou menos um palmo de profundidade, e coletaram um pouco desse solo que fica abixo da superfície: |
Colocaram as amostras em um frasco de vidro: primeiro, a camada de solo coletada abaixo da superfície; depois, a porção da superfície do solo. |
Identificaram o frasco com uma etiqueta, anotando o local e a data da coleta. Em seguida, fizeram um desenho de como ficaram dispostas as camadas do solo coletado: |
É maravilhoso este contato das crianças com a "Natureza". Maravilhoso e necessário. Assim desde pequenos Eles já começam a ter a responsabilidade de (cuidarem e tratarem)do que será Deles no futuro. Bela iniciativa.
ResponderExcluir