segunda-feira, 6 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA E DO MEIO AMBIENTE - 05 DE JUNHO



Viva o verde, viva! Hoje, comemoramos o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, criado lá no ano de 1972 para marcar a abertura da 1.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU. Podemos comemorar esta data de várias maneiras, o que importa é que todos se conscientizem da importância de preservar o meio em que vivemos e os recursos naturais que utilizamos.Junte-se a minha turma, não desperdice água, não jogue lixo no chão ou em qualquer lugar, não destrua as árvores e plantas da sua casa e do seu bairro. Viu como é fácil ajudar na preservação do meio ambiente?!


A TEIA DA VIDA - O conhecimento avança e é ampliado com base no que já é sabido pela humanidade e nas descobertas resultantes das pesquisas e daquilo que nos dispomos a investigar e compreender.

A necessidade de obtermos os meios de subsistência, sem poluir e sem destruir os recursos da natureza, impõe a todos nós a responsabilidade pela manutenção e preservação do meio ambiente no seu conjunto, a fim de que as gerações futuras recebam um planeta em condições de garantir-lhes uma boa qualidade de vida. Despertar a consciência para essa responsabilidade e orientar cada indivíduo para atitudes ambientalmente corretas são tarefas de todos: governo, sociedade, família e escola. É uma tarefa, acima de tudo, de natureza educacional, com a qual devemos nos comprometer integralmente.


Por ser conveniado ao Sistema Positivo de Ensino, o CONHECER Centro Educacional se preocupa com a questão ambiental e trabalha integralmente o eixo temático: A TEIA DA VIDA. Esse eixo foi dividido em subtemas para serem trabalhados mensalmente, são eles:


MARÇO: "A natureza e seus elementos tratados com amor."
ABRIL/MAIO: "Cuidando da mãe natureza."
JUNHO: "Por um planeta mais verde."
JULHO: "Os amigos da natureza."
AGOSTO: "O folclore e os fantásticos seres da natureza."
SETEMBRO: "Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos."
OUTUBRO: "Criança e natureza uma relação de amor."
NOVEMBRO: "Cuidando do verde-louro de nossa Terra."
DEZEMBRO: "Modernizando e reciclando os contos tradicionais."

O subtema "Por um planeta mais verde", do mês de junho, tem como objetivo geral conscientizar a todos que formam a comunidade escolar sobre a importância da preservação do patrimônio ambiental, enfatizando a interferência humana e refletindo sobre as suas consequências para a continuidade da vida na Terra.

O CONHECER elaborou um projeto que será desenvolvido através de ações educativas nas diversas áreas do conhecimento, tendo como principal suporte didático-pedagógico o MDP (Material Didático Positivo), através de pesquisas no Portal Positivo, leitura de textos diversos, oficinas pedagógicas, atividades permanentes e danças/coreografias. Esse mini-projeto terá culminância no Arraial Junino, que se realizará no dia 16 de junho de 2011, às 16h, na Maçonaria. Cada educador ficou responsável por realizar uma coreografia com músicas relacionadas ao Meio Ambiente. São elas:


MATUTINO:
Nível IV e V - Asa Branca (Educadoras Juliane e Poliana)
1º ano - Xote das Meninas (Educadora Gigliane)
5º ano - Lindo Lago do Amor (Educadora Izabeli)
5º/7º/8º - Potpourri com músicas juninas (Educador Luciano)


VESPERTINO:
Nível V - Sabiá (Educadora Gigliane)
1º ano - A Vida do Viajante (Educadora Janiele)
2º ano - A Flor do Mamulengo (Educadora Luanna)
3º ano - Riacho do Navio (Educadora Elizabeth)
4º ano - Sertão (Educadora Ana Cláudia)


A coreografia da Educação Infantil matutino está sob a responsabilidade das educadoras Juliane e Poliana. Já o 4º ano, da educadora Ana Cláudia, está sendo coreografado pela educadora Emília Amorim. As demais coreografias são do educador Luciano Teixeira, assim como os adereços.

Este mini-projeto será avaliado de forma contínua e processual através de diversos instrumentos avaliativos como: trabalhos orais e escritos, em grupos e individuais, apresentações coreográficas, pelos quais o aluno expõem os conhecimentos adquiridos durante todo o processo ensino-aprendizagem, de forma autônoma, espontânea e dinâmica.

Ao longo da semana serão divulgadas as apresentações culturais do Arraial do CONHECER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário