A educadora Gigliane, do 1° ano matutino, preparou uma rodinha de conversa voltada para a disciplina de Filosofia. Para o grande momento, uma convidada muito especial: vovó Ângela , a avó da educanda Maysa, desta turma. Dona Ângela é leitora e comentarista assídua do nosso blog. Nessa oportunidade vovó Ângela respondeu várias perguntas espontâneas dos nossos educandos, inclusive de sua netinha.
|
Este volume apresenta dois aspectos metodológicos da maior importância
para a realização de atividades filosóficas com crianças: a roda e o diálogo. |
|
A roda corresponde ao círculo em que as crianças, reunidas, têm a possibilidade de interagir e trocar idéias sobre os temas abordados |
|
O diálogo constitui a forma privilegiada do discurso
filosófico, desde as suas origens na Antiguidade. |
|
Os primeiros filosóficos não refletiam solitários num
ambiente acadêmico e distante da vida cotidiana. |
|
Ao contrário, dialogavam frequentemente nos espaços públicos,
muitas vezes caminhando com seus interlocutores e observando
diretamente os fenômenos naturais que os intrigavam. |
|
Tais diálogos eram marcados pelo rigor na construção e
expressão dos raciocínios, apontando os enganos e contradições
dos participantes. Mas também revelavam disposição à amizade
e cumplicidade na busca do saber, apesar das divergências
de opiniões. |
|
No caso das crianças, deve-se acrescentar à atitude dialógica
uma característica fundamental, a ludicidade. |
|
Sendo assim, o material utiliza poemas e narrativas para
introduzir seus temas. Quanto às atividades, explora, inicialmente,
a percepção da forma redonda e dos movimentos circulares. |
|
A partir daí, sugere a formação de um novo ipo de roda, com
os objetivos de pensar e dialogar. Trata-se da Roda de Filosofia,
à qual corresponde uma seção específica do material. |
|
Vovó Ângela respondendo todas as perguntas feita pelos educandos. |
|
A roda de conversa ou, no caso, filosófica. Bem organizada. |
|
Todos queriam perguntar. |
|
Os educandos estavam todos atenciosos |
|
Vovó Ângela responde |
|
Todos os educandos perguntaram sem nenhuma vergonha |
|
A hora do chá acompanhado de um biscoitinho |
|
Acharam estranho o sabor do chá, mais todos apreciaram |
|
A educadora e seus educandos agradecem a vovó Ângela, por ter, gentilmente, aceitado o convite para participar de um momento tão importante na vida dos nossos queridos educandos. |
Palavra certa!!! Adoreiiiiiiiiii esse momento!
ResponderExcluirAgradeço com todo carinho a vó ÂNGELA... e que venham outros!
Gigli, se vc adorou este momento, eu A M EI!!!!
ResponderExcluirDo fundo do meu CORAÇÃO. Fui a esta reunião achando que iria "ensinar" muita coisa às crianças, mas na verdade quem aprendeu muito fui eu. Agradeço este seu convite, pois me senti a "AVÓ DO ANO",rsrs.Esta iniciativa de fazer esta aula de Filosofia foi muito feliz de sua parte e da escola em seu todo é claro, pois assim as crianças começam desde já a saber se expressar, dialogar com as pessoas. Enfim.
Parabéns mesmo a todos vcs e se precisar é só chamar.